Contabilidade e Gestão de Pessoal
Contabilidade
Execução de todo o trabalho contabilístico, sob a coordenação e supervisão de técnicos oficiais de contas, de forma que as contas estejam disponíveis pontualmente e em tempo útil para a gestão da empresa, compreendendo nomeadamente:
- Análise do plano de contas a utilizar, e da sua adequação à gestão fiscal da empresa e ao apuramento de custos;
- Preparação, classificação e processamento dos documentos contabilísticos;
- Reconciliações bancárias;
- Verificação e regularização mensal das contas, em particular de clientes e fornecedores;
- Especialização de rendimentos e gastos em cada período mensal, e apuramento do resultado real em cada mês, quando justificado;
- Preparação e entrega das declarações periódicas de IVA, IRS e IRC;
- Operações anuais de encerramento e de prestação de contas;
- Preparação e envio das declarações anuais de rendimento e de informação contabilística e fiscal;
- Organização do dossier fiscal da empresa.
Pessoal
- Supervisão e execução do processamento mensal de remunerações e emissão de recibos de vencimento;
- Elaboração e entrega das folhas da Segurança Social;
- Elaboração e entrega das declarações mensais de IRS e retenções, e obtenção das guias de pagamento;
- Declarações periódicas anuais ou não periódicas de IRS e retenções;
- Organização do cadastro de pessoal com impacto nas taxas de retenção a aplicar;
- Elaboração dos quadros de pessoal e dos horários de trabalho e funcionamento;
- Aconselhamento nas áreas da legislação de Segurança Social, laboral e de emprego.